Os veículos elétricos e híbridos bateram recorde de vendas no primeiro trimestre de 2023. De acordo com a Anfavea (associação dos fabricantes), 14.788 unidades foram comercializadas nos primeiros três meses do ano, volume 49,8% superior ao do mesmo período de 2022 (9.883 unidades).
No caso dos elétricos, as vendas no primeiro trimestre tiveram um incremento de 53%, enquanto os híbridos saltaram 49,1% em relação ao período de janeiro a março de 2022. Segundo a Anfavea, os veículos eletrificados representaram 3,4% do total das vendas dos três primeiros meses do ano (ante 2,6% do mesmo período de 2022).
Os 5.989 emplacamentos de veículos eletrificados em março foi o segundo maior da série histórica iniciada em 2012.
Um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que a frota brasileira de veículos leves elétricos e híbridos é de 141.291 unidades. Os eletrificados leves incluem os veículos elétricos híbridos plug-in (BEV e PHEV) e os não plug-in (HEV), somando automóveis, comerciais leves, utilitários e SUVs.
Híbridos flex
Segundo a ABVE, os bons números do mercado de eletromobilidade no Brasil continuam sendo puxados pelos veículos elétricos híbridos não plug-in (HEV), especialmente os modelos flex que podem ser abastecidos com etanol e gasolina.
Em março de 2023, foram 3.230 unidades emplacadas de veículos híbridos leves no Brasil, sendo 2.272 híbridos flex e 958 híbridos movidos somente a gasolina.
Em relação a fevereiro (2.273), os híbridos cresceram de 42%, mantendo com folga a liderança do mercado de veículos eletrificados no Brasil.
O Toyota Corolla Cross Hybrid foi o modelo eletrificado mais vendido no Brasil em março, com 1.184 emplacamentos. O sedã Toyota Corolla Hybrid registrou 583 unidades comercializadas no mês passado, seguido pelo Volvo XC60 híbrido, com 504 emplacamentos.
Entre os veículos leves elétricos, o Volvo XC40 garantiu a liderança nas vendas de março com 117 unidades, superando o BYD Yuan Plus (85 unidades) e o BMW iX (47 unidades).