Um dos 10 lançamentos confirmados pela Ford em 2023, o novo Territory foi apresentado no Festival Interlagos, em São Paulo. Os detalhes técnicos e o preço do SUV ainda não foram revelados, mas a marca do oval azul confirmou que o lançamento será ainda este ano.
Na verdade, não se trata de uma segunda geração do Territory que é vendido no Brasil desde 2020. Embora o novo SUV também seja fabricado na China em parceria com a JMC, ele é vendido em seu país de origem com o nome Equator Sport.
Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, garantiu que o novo Ford Territory será equipado com um novo motor de ciclo Otto mais potente que o 1.5 turbo de 150 cv do modelo atual, que utiliza um câmbio automático CVT.
O novo Ford Territory já é vendido na Argentina com um motor 1.8 turbo a gasolina de 185 cv e 32 kgfm de torque, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Ao vivo, o novo Territory é imponente e tem porte parecido com o do Chevrolet Equinox. De acordo com os dados de fábrica, o SUV mede 4,62 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o novato é cerca de 5 cm mais comprido que o Territory atual.
A Ford não divulgou imagens internas do carro e a unidade exposta no Festival Interlagos está com películas escuras nos vidros para esconder a cabine. No entanto, podemos esperar os mesmos equipamentos e acabamento do modelo comercializado na Argentina, que conta com painel digital e central multimídia integrados por duas telas de 12 polegadas.
O site da Ford Argentina informa que a versão Titanium, a mais completa, ainda traz teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, rodas de 19 polegadas, entre outros itens.
A Ford ainda não divulgou os preços e nem a data de lançamento do novo Territory. É provável que o SUV chegue custando até R$ 250 mil, para competir com as versões mais caras de Jeep Compass e Chevrolet Equinox.