Após flagras de protótipos e o vazamento de desenhos de patentes, a Renault confirmou a produção do novo SUV compacto derivado da plataforma CMF-B em São José dos Pinhais (PR). Além do novo carro, a marca também produzirá na fábrica paranaense um inédito motor híbrido flex.
“Vamos lançar um novo SUV em 2024, além de um novo motor 1.0 turbo, um novo câmbio e uma nova identidade”, anunciou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, durante entrevista a um grupo de jornalistas no Complexo Industrial Ayrton Senna.
Gondo ainda confirmou que “teremos e já estamos trabalhando em um motor híbrido flex”, disse sem detalhar a data de lançamento e quais modelos serão equipados com esse propulsor.
Protótipos do novo SUV flagrados na fábrica da Avtovaz, na Rússia (Avtograd News)
O novo SUV compacto, por sua vez, já está sendo fabricado no país para testes de unidades pré-série e ajustes da linha de produção. “Pessoas daqui de São José dos Pinhais foram muito bem treinadas na Europa para começar a trabalhar nesse carro, que terá alto nível de tecnologia embarcada”, afirmou Vagner Mansan, diretor da fábrica da Renault no Paraná.
“[Os funcionários] passaram por 20 mil horas de treinamento, sendo boa parte em esquema virtual”, complementou o executivo.
Protótipo do novo SUV Renault compacto da Renault flagrado no Paraná (foto: @gessnermotors)
O Projeto HJF será o sucessor dos modelos Sandero e Logan na América Latina. O SUV será construído a partir da plataforma CMF-B, uma variante simplificada da arquitetura utilizada em diversos carros da Renault na Europa. O modelo será lançado em 2024 para competir com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
Essa plataforma, aliás, é capaz de receber eletrificação, característica que vai de encontro com a informação confirmada por Ricardo Gondo.
O novo carro será lançado com o inédito motor TCe 1.0 turbo de três cilindros. Inédito na América Latina, esse propulsor receberá a tecnologia bicombustível para rodar com etanol e atingir potência estimada na faixa dos 120 cv e cerca de 20 kgfm de torque.
Placa na fábrica de São José dos Pinhais confirma a produção do novo SUV no local (Guilherme Silva/KBB Brasil)
O Projeto HJF é um dos novos produtos que a Renault pretende lançar na América do Sul para aumentar as suas margens de lucro. Para isso, a empresa apostará na comercialização de modelos de maior valor agregado, como SUVs e veículos eletrificados.
A Renault adiantou no ano passado que pretende lançar outros modelos baseados na plataforma CMF-B no Brasil nos próximos anos. Atualmente, com exceção do subcompacto Kwid, os demais modelos da gama de automóveis da marca são baseados na antiga arquitetura B0.
Brasil é o terceiro maior mercado da Renault
A Renault comercializou cerca de 52 mil veículos no Brasil no primeiro semestre, volume que colocou o país na terceira posição do ranking da fabricante. França e Turquia ficaram na primeira e segunda colocações, respectivamente.
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) vem sofrendo atualizações, como a implementação do metaverso, que eleva o nível de automação, além de medidas de redução de resíduos. A marca ainda produz energia elétrica em uma usina fotovoltaica no interior de São Paulo. Essa eletricidade é transmitida às concessionárias CPFL (São Paulo) e Copel (Paraná), que compensam na distribuição da energia utilizada no Complexo Industrial Ayrton Senna.
Atualmente, a Renault produz no Brasil 380 veículos por dia, ou 75 unidades por hora (60 automóveis e 15 utilitários).
Viagem a convite da Renault