O Latin NCAP divulgou na última quarta-feira (26) o resultado dos testes de colisão do Volkswagen Virtus fabricado em São Bernardo do Campo (SP). O sedã, atualizado no começo do ano, repetiu o desempenho do modelo produzido na Índia e conquistou a nota máxima, de cinco estrelas, na avaliação da entidade.
O Volkswagen Virtus foi elogiado tanto pelo nível de equipamentos de segurança quanto pela boa capacidade de absorção de energia de sua estrutura.
A inclusão dos airbags de cortina e a oferta de tecnologias de assistência de condução contribuíram para o bom resultado do modelo. Antes da atualização, o Virtus era equipado apenas com airbags frontais e laterais.
Neste teste, o Volkswagen Virtus 2023 conquistou 92% de proteção para adultos, 92% de proteção para crianças, 53% de proteção para pedestres e 85% em equipamentos correspondentes a tecnologias de assistência e segurança.
Nos testes de impacto a 64 km/h, o sedã ofereceu bom nível de proteção para a cabeça, pescoço e joelhos do motorista e passageiro. A proteção para o tórax foi considerada “adequada” para o condutor e “boa” para o ocupante dianteiro.
A estrutura do carro foi classificada como estável, capaz de “suportar cargas maiores” – mesma avaliação para a região dos pés dos ocupantes.
No teste de colisão lateral, o Virtus 2023 teve proteção avaliada como “boa” para a região da cabeça, abdômen e quadris dos ocupantes. A região do tórax, mais uma vez, recebeu a classificação “adequada”. Nos testes de colisão lateral contra poste, as notas foram mantidas, com exceção da região do tórax, que ofereceu proteção “marginal”.
O Volkswagen Virtus 2023 mostrou boa proteção para o pescoço dos ocupantes na prova de efeito chicote – movimento em que a cabeça do passageiro vai subitamente para frente ou para trás após um impacto. A entidade destacou que o sedã “atende aos requisitos estruturais de impacto traseiro”.